terça-feira, 7 de abril de 2015

Psicólogo,Psicanalista e Psiquiatra - entenda a diferença entre eles.

Vamos esclarecer agora a diferença entre essas áreas ok?! Se você se confundia, agora não vai mais!

As três áreas de conhecimento diagnosticam e tratam questões referentes a Psiquê, sendo que...

O profissional psicólogo: é formado em Psicologia (faculdade de 4 ou 5 anos), ciência que estuda e trabalha os processos  mentais e o comportamento, abrangendo na questão comportamento: desenvolvimento, personalidade, Percepção, pensamento, Memória , Aprendizagem, motivação e emoção. (L. Davidoff). Este profissional, após formado pode atender em consultório particular, clínicas, empresas, escolas, entre outros, mas não  pode receitar nenhum tipo de medicamento.
A psicologia tem várias vertentes devido a sua história. Como se tratam de formas de pensar o homem e sua existência, ela contou com vários pensadores e escolas ao longo dos séculos (Behaviorismo,Gestaltismo,Humanismo,etc.). O profissional psicólogo, ao se formar deve se orientar por uma dessas escolas e formas de pensar, que irá orientar sua forma de conduzir o tratamento, a terapia. Este profissional também estuda a psicanálise durante sua formação e pode se orientar por este tipo de abordagem.

O Psicanalista: a psicanálise surge com Freud, um neurologista que introduz o conceito de inconsciente nas questões psicológicas. Longe de buscar um ajustamento, a psicanálise trabalha a subjetividade e os conflitos psíquicos. O profissional para se formar psicanalista deve estudar em uma das Escolas de Formação Psicanalítica do país, onde é submetido a análise pessoal e estudo da teoria. Existe também pós graduação na área para quem já é formado na área de humanas.

O Psiquiatra: este profissional é formado em medicina com especialização em psiquiatria. Ele diagnostica a trata doenças e distúrbios mentais se apoiando basicamente em medicação. Estes profissionais podem também trabalhar com psicanálise ou psicoterapia em sua forma de trabalho. Hoje em dia com a proposta da Reforma psiquiátrica a atuação deste profissional  ganha outras possibilidades dentro da área da saúde.

Elaine R. C. Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário